MOSTRA ON LINE

MOSTRA ANIMAÇÃO NACIONAL

Agosto dos Ventos

Animação, 5 min, Montes Claros – MG
De Paulo Henrique Antunes

Um simpático pequi vive no quintal de um menino em uma Montes Claros antiga. O maior sonho de Pequi Nino é viver as Festas de Agosto, festival popular, tradicionalmente, realizado há quase duzentos anos. Para isso ele precisa ser esperto e se aventurar na jornada que o levará até seu grande desejo.

Café

Animação, 5 min, Curitiba – PR
De Duda Justus, Lincoln Barela e Guilherme Bucco

O café é o delicioso elixir que pode mudar o humor de qualquer um, até mesmo em um trabalho entediante. No entanto, esperar pela sua vez pode mudá-lo ainda mais.

Iroco

Animação, 10 min, Belo Horizonte – MG
De Denis Leroy Faria

Baseado na mitologia iorubá e na cultura afro-brasileira, o curta conta a história de Olorumbi, uma das mães que não conseguiu cumprir sua promessa e teve seu destino completamente transformado por Iroco, uma árvore sagrada que atende aos pedidos das mulheres de uma aldeia em troca de oferendas.

Lagrimar

Animação, 14 min, Natal – RN
De Paula Vanina

Sozinha e rodeada pela seca, Joana é uma menina que vive em busca de água. Sua jornada deixa de ser solitária e ganha novo significado quando um inesperado e enigmático encontro acontece.

Maré Braba

Animação, 7 min, Porto Seguro – BA
De Pâmela Peregrino

Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.

Tempo Trem

Animação, 15 min, Fortaleza – CE
De Roberta Filizola e Guilherme C.

Ao retornar a sua cidade natal, abandonada desde que o trem “Sonho Azul” parou de funcionar, Bituca não esperava ouvir o apito da Maria Fumaça que, em uma última passagem, traz de volta o tempo de quando ele era maquinista.

Visagens e Visões

Animação, 19 min, Belém – PA
De Rod Rodrigues

Durante uma viagem na madrugada, um taxista conta a uma passageira estranhos casos ocorridos em diferentes bairros e décadas de Belém, transformando as perspectivas e crenças da moça sobre a cidade.

MOSTRA ANIMAÇÃO INTERNACIONAL

Being Ten

Animação, 18 min, Irã
De Fatemeh Jafari

Um pai e seu filho de dez anos moram em uma cabana solitária no meio de uma densa floresta. Caçador, o pai poupa um de seus prêmios e o leva para casa como presente para o filho. O que, a princípio, era apenas um brinquedo, mudará para sempre a vida do jovem.

Four walls of memory

Animação, 12 min, Polônia
De Joanna Płatek

A história de uma garota que queria escapar de seu próprio medo, mas acidentalmente se prende junto com ele em uma pequena cabana na floresta. Trancada dentro de quatro paredes, sem saída, ela tem que lidar com a fome, o frio e o medo de algo que antes queria machucá-la, mas agora está morto ao seu lado.

poong

Animação, 2 min, Suíça
De Laurent Hiroyuki Rohrbasser, Robin Szymczak e Vinh Nguyen

Uma tentativa fracassada de arremesso de pingue-pongue leva a bolinha para uma aventura.

Projections #2 - Water?

Animação, 8 min, Itália
Direção coletiva

36 artistas de todo o mundo foram convidados a utilizar qualquer técnica de animação como forma de interpretar o tema da água e a sua falta no mundo, refletindo e interpretando o mundo, a vida, o hoje e o futuro observados através do branco, preto e azul do elemento água.

VENI VIDI NON VICI

Animação, 4 min, Portugal
De Leonor Calaça

A animação acompanha uma discussão informal entre dois amigos, cujas opiniões começam a divergir quando as touradas passam a ser tema de conversa.

MOSTRA FAMA

Afrofuturismo ART DOC

Doc, 20 min, Teresina – PI
De Antonio Filho e Jefferson Soares

Na Periferia de Teresina, Ivih, uma artista visual, realiza um projeto de intervenção artística, um  lambe-lambe em homenagem à Mãe de Santo mais longeva da história do Piauí, Mãe Maria Pereira. O documentário abraça as diferentes camadas e variados tipos de periferias que permeiam a cidade, revelando a beleza e as questões sociais que afetam essas comunidades. É uma ode à resistência e à criatividade, um convite para refletir sobre o potencial da arte como agente de mudança.

As placas são invisíveis

Doc, 25 min, São Paulo – SP
De Gabrielle Ferreira

“As placas são invisíveis” revela a Universidade de São Paulo a partir da visão de 5 estudantes negras, em 2015, um momento de ebulição da luta pro cotas, dentro de uma das instituições mais elitizadas do país.

Casulo

Fic, 20 min, São Paulo – SP
De Aline Flores

Ao receber a notícia de que uma assistente social irá visita-la nos próximos dias, Joana se vê desafiada a superar sua doença, reorganizar sua vida e convencer a todos de que pode cuidar do filho.

Diga ao povo que avance

Doc, 25 min, Mossoró/Apodi – RN
De Evelyn Oliveira Freitas

Documentário sobre a luta de Lucia Paiacu Tabajara, liderança indígena em Apodi-RN, na construção do Museu do Índio Luiza Cantofa, que resgata a memória ancestral dos indígenas Paiacu através da preservação de objetos, histórias e tradições.

Dona Taquariana, uma cabocla brasileira

Doc, 14 min, São Luís – MA
De Abimaelson Santos

De pulso firme e sorriso largo, Dona Flor vai costurando suas histórias e trazendo para cena o protagonismo de sua cabocla Taquariana. Entre uma narrativa e outra, o brilho nos olhos anuncia como a festa acontece, como seu tambor de cura foi se transformando em uma ação cultural há mais de 20 anos no bairro Vila dos Nobres. Com a leveza de uma anciã e com a força de uma matriarca nos apresenta sua festa, sua trajetória, suas dores e alegrias nisso tudo que chamamos Minas.

Entre o rio e a praça

Doc, 17 min, Recife – PE
De Paulo Pontes

Na comunidade 7 Mocambos, em Recife, a ausência de uma praça não impede as crianças de brincar. Da conversa na porta de casa aos encontros no cineclube, o filme passeia entre as memórias dos mais velhos e as brincadeiras das novas gerações de sete mocambenses.

Está tudo bem

Fic, 12 min, Porto Alegre – RS
De Rodrigo Herzog

Está tudo bem conta a história de Jorge, um homem que trava uma luta com o seu próprio inconsciente para convencer-se de que tudo está bem em sua vida, mas a cada interação ou problema que acontece no seu cotidiano, sua real condição psicológica vem mais a tona.

Foguete

Doc, 12 min, Natal – RN
De Ernani Silveira

Foguete é um jovem negro que reflete sobre os conflitos da vida através da capoeira e do cinema.

Fossilização

Fic, 10 min, Rio de Janeiro – RJ
De João Folharini

Em uma praia deserta, Sílvia tenta conversar com sua neta Elisa, mas a garota está focada em cavar um buraco na busca por um fóssil de dinossauro. As duas sabem que têm um assunto importante a tratar, mas o evitam ao máximo, buscando adiar o encontro com a realidade.

Mel da Floresta - Xingu

Doc, 18 min, Lucas do Rio Verde – MT
De Jorge Esteban Sepúlveda Tejos

O documentário curta metragem Mel da Floresta – Xingu nos transporta para a realidade dos povos da floresta em busca de sua autonomia por meio da produção de mel.

Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz

Doc, 15 min, Sêrro – MG
De Lucas Assunção

Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz mergulha nas profundezas de uma comunidade quilombola, onde cada ingrediente conta uma história e cada prato é um testemunho de gerações.

Movimentos Migratórios

Fic, 15 min, Salvador – BA
De Rogério Cathalá

Pedro Paniágua chegou recentemente ao Brasil e trava um desafio diário pela sobrevivência. Ele planeja trazer sua família quando se adaptar ao novo país. Quando uma andorinha cai em sua casa, ele se divide entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave. A cada lugar que leva, encontra dificuldades que refletem sua própria condição de imigrante, mas persiste na promessa de salvar a ave como uma missão que se revela transformadora.

O que nos espera

Doc, 20 min, São Paulo – SP
De Chico Bahia e Bruno Xavier

Júlio Lancellotti é um padre que dedicou a vida ao trabalho social da igreja e se tornou uma das maiores lideranças na luta pelos direitos humanos no Brasil. Mas aos 72 anos de idade precisa intensificar sua rotina para enfrentar a crise humanitária que tomou conta da cidade de São Paulo. O que já havia piorado com a chegada de Bolsonaro ao poder, torna-se insuportável com a gestão descontrolada da pandemia. Júlio se vê, então, mergulhado em demandas inesgotáveis de uma população de rua que só cresce.

Roque Araújo - História viva do Cinema Novo

Doc, 16 min, Rio de Janeiro – RJ
De Elber Xavier Araújo

A história do grande cineasta baiano, Roque Araújo, com uma grande trajetória no cinema e possui um rico acervo audiovisual em um museu em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, onde mantém viva a história do cinema.

Travessia

Fic, 15 min, Rio de Janeiro – RJ
De Gabriel Lima

Dois personagens têm suas histórias de dores e questionamentos entrelaçadas quando ocupam o mesmo espaço em tempos diferentes.

Toró

Fic, 20 min, Guapimirim/Magé – RJ
De Clara Ferrer e Marcella C. De Finis

Aiyra deixou sua pequena cidade natal para trabalhar na capital. Conceição partiu muitos anos antes, mas voltou. Úrsula está pronta para partir numa viagem da qual não há volta. Enquanto uma tempestade se aproxima, as três mulheres passam um fim de semana juntas, confrontando as escolhas que as separaram e o amor que as une. Só com raízes firmes uma árvore consegue sobreviver a um temporal.

Vai ficar tudo bem

Fic, 15 min, Rio de Janeiro – RJ
De Wescley Di Luna

Vai ficar tudo bem, narra um encontro de uma jovem chamada Esperança com uma senhora em um banco de praça. As duas começam a conversar sobre os desafios e as escolhas que a vida propõe. É um filme sobre afeto e motivação.

Vera, Meu Amor

Doc, 3 min, Goiânia – GO
De Victoria Nolasco

Preto, pobre e gay, Jorge Lafond e Vera Verão, conseguem despertar o encantando de uma criança em todas as quintas-feiras. Um breve relato de admiração é contando com várias imagens de arquivo,  cheio de emoção, o filme conta essa história até o fim repentino da sua vida e carreira de Jorge Lafond em 2002.

MOSTRA MINEIRA

Gemas da Terra

Doc, 9 min, Salinas – MG
De Nayara Oliveira

O filme Gemas da Terra é uma busca pelas preciosidades de um território. Em Salinas, interior do Norte de Minas e dois de seus distritos, Ferreirópolis e Nova Matrona, nos propomos a escutar as pessoas. Gemas da Terra é a costura do que nos disseram sobre si e sobre o chão em que vivem.

Lapso

Fic, 24 min, Lagoa Santa – MG
De Caroline Cavalcanti

Após praticarem atos de vandalismo, Bel e Juliano, adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprem medidas socioeducativas onde se conhecem passando a compartilhar afetos e incerteza diante da repressão do sistema.

Morro do Cemitério

Fic, 20 min, Conselheiro Lafaiete – MG
De Rodrigo Rezende Meireles

O aspirante a rapper de uma pequena cidade do Brasil tenta sobreviver e ainda produzir sua arte. Um filme sobre a catarse proporcionada pelo desabafo.

Myself

de Evelyn Oliveira Freitas, Mossoró, RN, 15 min

Dante é um velho militante gay que se recusa a aposentar-se. Ao encarar o inevitável fim da sua existência, ele decide concretizar seus velhos planos de abrir o primeiro Lar de Idosos LGBTQIA+ do Brasil, ignorando o conselho de sua grande amiga, Francisca, que defende que eles não precisam mais se importar.

Nação Comprimido

Fic, 22 min, Belo Horizonte – MG
De Bruno Tadeu

Dante é um velho militante gay que se recusa a aposentar-se. Ao encarar o inevitável fim da sua existência, ele decide concretizar seus velhos planos de abrir o primeiro Lar de Idosos LGBTQIA+ do Brasil, ignorando o conselho de sua grande amiga, Francisca, que defende que eles não precisam mais se importar.

O Tesouro do Corsário

Fic, 22 min, Alfenas MG
De Hércules Delfino Gouveia

Uma inocente partida clandestina de poker, com apostas altas, acaba se tornando uma disputa para encontrar um tesouro pirata em terras brasileiras.

Santa Terra Morro da Gurita

Doc, 15 min, Divinópolis – MG
De Romulo Correa

Ao assistir ao documentário “Santa Terra Morro da Gurita”, os espectadores têm a oportunidade de mergulhar na história e na cultura desse lugar especial. Desde as lendas e mitos que o cercam , até as tradições e práticas culturais que continuam vivas até hoje, o filme proporciona uma visão única e envolvente do Morro da Gurita.

MOSTRA CONECTA

Alfenas

2023, 13 min, Livre

Brasília de Minas

2023, 16 min, Livre

Campina Verde

 2023, 16 min, Livre

Conceição do Mato Dentro

 2023, 12 min, Livre

Cristais

2023, 13 Min, Livre

Dante é um velho militante gay que se recusa a aposentar-se. Ao encarar o inevitável fim da sua existência, ele decide concretizar seus velhos planos de abrir o primeiro Lar de Idosos LGBTQIA+ do Brasil, ignorando o conselho de sua grande amiga, Francisca, que defende que eles não precisam mais se importar.

Diamantina

2023, 12 min, Livre

Uma inocente partida clandestina de poker, com apostas altas, acaba se tornando uma disputa para encontrar um tesouro pirata em terras brasileiras.

Fama

2023, 16 min, Livre

Guapé,

 2023, 15 min, Livre

Luz

 2023, 17 min, Livre

Mateus Leme

2023, 15 min, Livre

Ouro Preto

2023, 14 min, Livre

Paula Cândido

2023, 16 min, Livre

Teófilo Otoni

2023, 13 min, Livre

Tiradentes,

2023, 15 min, Livre

Varginha,

2023, 12 min, Livre

Vespasiano

2023, 17 min, Livre